Dólar: R$ 3,5907 | Boi gordo (B3): RS 347,50 | Soja (Cascavel/PR): R$: 116,00 | Trigo (Guarapuava/PR): RS: R$116,00 | Milho (Paranaguá/PR): RS: 64,00 | Petróleo (Barril): R$: 442,05 |

Semeadoras do Agro fortalecem liderança feminina no interior de SP

Iniciativa do Sistema Faesp/Senar promove trilha de capacitação e empreendedorismo rural em Lagoinha, Itobi, Iacanga e Mineiros do Tietê.
Semeadoras do Agro fortalecem liderança feminina no interior de SP
Projeto Semeadoras do Agro fomenta a troca de experiências e o protagonismo de produtoras rurais. Foto: Faesp / Divulgação
Foto do autor Raquel Ribeiro
Publicado em:

O projeto Semeadoras do Agro, uma das principais iniciativas do Sistema Faesp/Senar voltada à valorização humana no campo, segue avançando pelo interior paulista. O programa realizou uma série de encontros estratégicos para debater e fortalecer o empreendedorismo e a liderança feminina no meio rural. As atividades mobilizaram produtoras, lideranças locais e representantes de entidades parceiras nos municípios de Lagoinha, Itobi, Iacanga e Mineiros do Tietê.

Os eventos contemplaram as etapas inicial e final de uma trilha de capacitação composta por quatro etapas formativas. Os debates giraram em torno do Módulo 1 (“Mulheres: descubram-se no campo”), focado em estimular o protagonismo no dia a dia das propriedades, e do Módulo 4 (“Mulheres, é tempo de transformação”), desenvolvido para consolidar os conhecimentos adquiridos e preparar as participantes para assumirem papéis de liderança institucional e corporativa na cadeia produtiva do agronegócio.



Mobilização regional e parcerias institucionais

Em Lagoinha, município que atua como extensão de base do Sindicato Rural de Guaratinguetá, o debate sobre o primeiro módulo contou com a participação do prefeito José Guilherme Correia e do presidente do sindicato, Rubem Motta Filho. O encontro reforçou o papel da governança local no apoio às mulheres que gerenciam negócios rurais. Na sequência, o município de Itobi (extensão do Sindicato Rural de São José do Rio Pardo) sediou a mesma etapa, reunindo a vereadora Ivone Ribeiro e o gerente regional do Sebrae-SP, Marcos Kremer, destacando como o acesso ao crédito e à gestão transforma a realidade das pequenas e médias propriedades.

O Módulo 1 também foi o centro das atenções em Iacanga, área de abrangência do Sindicato Rural de Ibitinga. O evento teve o caráter integrado reforçado pela presença da prefeita Aparecida de Fátima Pinheiro, do presidente do sindicato, Sérgio Quinelato, além de comitivas do Poder Judiciário, da Polícia Militar e do Sebrae-SP de Bauru, demonstrando o peso da rede de apoio criada em torno das produtoras.

Consolidação da liderança e encerramento do ciclo

A rodada de encontros da semana foi encerrada pelo Sindicato Rural de Mineiros do Tietê, que promoveu a aplicação do Módulo 4. A etapa de fechamento consolidou os resultados da jornada formativa na região e contou com a presença do prefeito Gustavo Chitinha e de Juliana Farah, vice-presidente do Sindicato Rural local e presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp.

"A iniciativa cumpre o papel de conectar competências e incentivar o cooperativismo e a gestão profissional entre as mulheres, preparando o agro paulista para um mercado cada vez mais competitivo", ressaltou Farah durante o encerramento do ciclo.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo: WhatsApp
Comentários
Buscar no site
Leia também
Fala, agro!