Dólar: R$ 3,5907 | Boi gordo (B3): RS 347,50 | Soja (Cascavel/PR): R$: 116,00 | Trigo (Guarapuava/PR): RS: R$116,00 | Milho (Paranaguá/PR): RS: 64,00 | Petróleo (Barril): R$: 442,05 |
Eventos

“Mantenham-se vivos, vai passar!” diz ex-ministro da agricultura sobre crise no agro

Ex-ministro participou do lançamento da iniciativa inédita que reúne líderes exclusivamente do agronegócio nacional
“Mantenham-se vivos, vai passar!” diz ex-ministro da agricultura sobre crise no agro
Ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues projeta superação de gargalos econômicos na cadeia produtiva. Foto: Divulgação
Foto do autor Wandell Seixas
Publicado em:

A organização empresarial Lide reuniu as principais lideranças do país em Ribeirão Preto para o lançamento de sua primeira frente nacional exclusivamente voltada ao agronegócio. O comitê nasce no coração de uma das regiões mais representativas da agroindústria com o objetivo de conectar empresários, grandes produtores e investidores para debater inovação e competitividade. No entanto, o grande destaque do encontro foi a análise realista e de tom encorajador feita pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.



Engenheiro agrônomo, professor e considerado uma das maiores autoridades vivas do setor produtivo brasileiro, Rodrigues abordou diretamente as pressões de margem de lucro que os produtores e as empresas do setor enfrentam no atual ciclo econômico. "O agro está passando por uma fase difícil, mas eu posso afirmar para vocês: vai passar. Mantenham-se vivos", cravou o ex-ministro, convocando a plenária a manter o foco no planejamento de longo prazo.

Paz global atrelada à segurança alimentar

Em sua fala, o ex-ministro conectou o papel estratégico do produtor de alimentos à própria estabilidade geopolítica. "Na minha teoria, não há paz com fome. Os governos precisam ser capazes de produzir alimentos. A transformação do país se dará através da segurança alimentar", ressaltou, defendendo o fortalecimento de políticas de fomento que garantam previsibilidade e proteção financeira para a base produtiva do campo.

A escolha de Ribeirão Preto como sede pioneira da iniciativa acompanha o peso bilionário do setor na balança comercial. No acumulado recente, as exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 169,2 bilhões, respondendo por 48,5% de todas as vendas externas do país. O estado de São Paulo centraliza atualmente 32,7% de toda a agroindústria nacional. Além de Rodrigues, o evento contou com o secretário estadual de Agricultura, Geraldo Mello Filho, e o presidente do Lide Agronegócio Global, Francisco Matturro.

Comentários
Buscar no site
Leia também
Fala, agro!