A organização empresarial Lide reuniu as principais lideranças do país em Ribeirão Preto para o lançamento de sua primeira frente nacional exclusivamente voltada ao agronegócio. O comitê nasce no coração de uma das regiões mais representativas da agroindústria com o objetivo de conectar empresários, grandes produtores e investidores para debater inovação e competitividade. No entanto, o grande destaque do encontro foi a análise realista e de tom encorajador feita pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.
Engenheiro agrônomo, professor e considerado uma das maiores autoridades vivas do setor produtivo brasileiro, Rodrigues abordou diretamente as pressões de margem de lucro que os produtores e as empresas do setor enfrentam no atual ciclo econômico. "O agro está passando por uma fase difícil, mas eu posso afirmar para vocês: vai passar. Mantenham-se vivos", cravou o ex-ministro, convocando a plenária a manter o foco no planejamento de longo prazo.
Paz global atrelada à segurança alimentar
Em sua fala, o ex-ministro conectou o papel estratégico do produtor de alimentos à própria estabilidade geopolítica. "Na minha teoria, não há paz com fome. Os governos precisam ser capazes de produzir alimentos. A transformação do país se dará através da segurança alimentar", ressaltou, defendendo o fortalecimento de políticas de fomento que garantam previsibilidade e proteção financeira para a base produtiva do campo.
A escolha de Ribeirão Preto como sede pioneira da iniciativa acompanha o peso bilionário do setor na balança comercial. No acumulado recente, as exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 169,2 bilhões, respondendo por 48,5% de todas as vendas externas do país. O estado de São Paulo centraliza atualmente 32,7% de toda a agroindústria nacional. Além de Rodrigues, o evento contou com o secretário estadual de Agricultura, Geraldo Mello Filho, e o presidente do Lide Agronegócio Global, Francisco Matturro.