Dólar: R$ 3,5686 | Boi gordo (B3): RS 345,80 | Soja (Cascavel/PR): R$: 118,00 | Trigo (Guarapuava/PR): RS: R$118,00 | Milho (Paranaguá/PR): RS: 64,50 | Petróleo (Barril): R$: 442,05 |

Brasil amplia cooperação em genética bovina com Mauritânia

Negociações incluem exportação de embriões e fortalecimento da cooperação técnica entre os países
Brasil amplia cooperação em genética bovina com Mauritânia
Reunião entre representantes do Brasil e da Mauritânia reforça cooperação na pecuária Foto: Percio Campos / Mapa
Foto do autor Jair Reinaldo
Publicado em:

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) avançou nas tratativas para fortalecer a cooperação agropecuária com a Mauritânia, com foco na genética bovina e na abertura de novos mercados. A agenda foi conduzida pelo ministro André de Paula, que recebeu o titular da Agricultura mauritano, Sid’Ahmed Ould Mohamed, em Brasília.

Durante o encontro, o Brasil reforçou o interesse em ampliar a parceria, destacando sua experiência no desenvolvimento de soluções adaptadas à pecuária tropical. Segundo André de Paula, instituições como a Embrapa estão à disposição para apoiar o avanço técnico e científico da cooperação entre os países.



Atualmente, o Brasil já exporta animais vivos e sêmen bovino para a Mauritânia. Um dos principais avanços discutidos na reunião foi a negociação para abertura do mercado de embriões bovinos brasileiros, o que pode ampliar significativamente o alcance da genética nacional no exterior.

Além disso, as delegações trataram da possibilidade de firmar um memorando de entendimento para estruturar a cooperação científica e institucional. A proposta prevê o compartilhamento de tecnologias desenvolvidas no Brasil, com posterior definição de projetos conjuntos em áreas estratégicas.

A agenda da comitiva mauritana no país inclui ainda visita à Expozebu, realizada em Uberaba, evento reconhecido internacionalmente pelo avanço no melhoramento genético bovino.

Para o ministro mauritano, a aproximação com o Brasil representa uma oportunidade de fortalecer o intercâmbio técnico e ampliar o comércio bilateral no setor agropecuário. A expectativa é de que a parceria contribua para expandir mercados e consolidar o protagonismo brasileiro na pecuária global.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo: WhatsApp
Comentários
Buscar no site
Leia também
Fala, agro!
Mais lidas São Paulo