A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação comunicou ao Ministério da Agricultura e Pecuária a ampliação do prazo para o plantio da soja no Rio Grande do Sul. Com isso, os produtores poderão semear a cultura até 15 de fevereiro.
O Departamento de Defesa Vegetal encaminhou a solicitação na quarta-feira, dia 14 de janeiro. A medida atende produtores que enfrentaram dificuldades para cumprir o calendário oficial.
No entanto, a ampliação não ocorre de forma automática. Os produtores que precisarem plantar fora do período regular devem solicitar autorização à Secretaria da Agricultura. O pedido deve ser feito por meio de formulário on-line disponibilizado pelo órgão.
Atualmente, o calendário nacional de semeadura da soja para a safra 2025/2026 vai de 1º de outubro de 2025 a 28 de janeiro de 2026. O Ministério da Agricultura definiu essas datas com base no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja.
As condições climáticas adversas no Estado motivaram o pedido de ampliação. Além disso, o plantio tardio do milho também contribuiu para a decisão.
Segundo a Secretaria, as chuvas registradas em dezembro de 2025 e janeiro de 2026 devem atrasar a colheita do milho em algumas regiões. Como consequência, o plantio da soja em sucessão à cultura pode sofrer impactos.
Por isso, a prorrogação do prazo vale apenas para situações pontuais. A medida oferece uma alternativa aos produtores que realmente precisam de mais tempo, especialmente em áreas onde a soja sucede o milho, cultura estratégica para o Rio Grande do Sul.