Dólar: R$ 3,6218 | Boi gordo (B3): RS 347,00 | Soja (Cascavel/PR): R$: 116,00 | Trigo (Guarapuava/PR): RS: R$116,00 | Milho (Paranaguá/PR): RS: 63,00 | Petróleo (Barril): R$: 442,05 |
NOTÍCIAS DO AGRO > nacional > commodities

Soja cai e fecha na menor cotação dos últimos 10 meses na Bolsa de Chicago

A soja teve queda na Bolsa de Chicago nesta terça-feira, 17/01, encontrando suporte na região dos US$ 12 por bushel, enquanto no Brasil o milho para março retomou valorização

Soja cai e fecha na menor cotação dos últimos 10 meses na Bolsa de Chicago
Mal humor do mercado externo pressionou cotações da soja para baixo na CBOT
Foto do autor Rodrigo Trage
Publicado em:

A soja fechou em queda na Bolsa de Chicago nesta terça-feira, impulsionada pelo farelo de soja, que voltou a cair (-3.34%). A preocupação com o ritmo de exportação vem pressionando a soja e seus derivados. Assim, a oleoginosa fechou o dia com forte queda, de -21 cents por bushel, encontrando novamente o suporte gráfico na região dos US$ 12 por bushel.

Já o milho em Chicago fechou um uma leve queda de 1 cents por bushel (-0,24%). Já o trigo fechou estável, próximo do preço de abertura. Já no Brasil o contrato de março do milho continuou o movimento de realização iniciado ontem (16/01) e se valorizou em 1.51%, cotado a R$67,93 a saca.

Novos fatores vão surgindo e o último deles foi um rumor sobre cancelamentos de compras de soja por parte da China, que a principio parecem estar ligados a falta de identificação de GMO-Free da soja obtida. Ainda desconhecemos o fato concreto sobre isso, caso essa seja uma notícia firme, podemos ver uma extensão dos movimentos de queda da soja na bolsa de Chicago, uma vez que esses cancelamentos aumentariam o estoque de soja nos EUA.

Olhando para o macro, quando se trata do mercado acionário, tivemos a extensão do movimento de queda visto ontem. Basicamente todos os índices acionários fecharam o dia no negativo.Dados piores na Ásia deram impulso ao sentimento negativo do dia. Vimos as bolsas chinesas caindo mais de -2% e na Europa os índices caíram em média -1%. Nos EUA, o SP 500 cai -0,80% e o índice das empresas de tecnologia (NASDAQ) cai -1%.

No Brasil seguimos sem motivadores interno, questões políticas devem voltar ao radar apenas em Fevereiro, quando os parlamentares retornarem do recesso. Por isso nossa bolsa fica mais suscetível a movimentação externa. Sendo assim nossa bolsa seguiu o sentimento do macro e também registra no momento uma queda de -0,50%.

Comentários
Buscar no site
Leia também

Fala, agro!

Mais lidas Nacional