Dólar: R$ 3,5823 | Boi gordo (B3): RS 352,00 | Soja (Cascavel/PR): R$: 116,00 | Trigo (Guarapuava/PR): RS: R$116,00 | Milho (Paranaguá/PR): RS: 63,50 | Petróleo (Barril): R$: 442,05 |
Tabaco

Indústria do tabaco leva pautas estratégicas a Brasília

Entidade participou de encontro promovido pela CNI e destacou a necessidade de investimentos em logística, segurança regulatória e desenvolvimento regional.

Indústria do tabaco leva pautas estratégicas a Brasília
Representantes do SindiTabaco participaram de evento em Brasília para apresentar propostas voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva do tabaco. Foto: SindiTabaco / Divulgação
Foto do autor Jair Reinaldo
Publicado em:

O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) participou, nesta segunda-feira (22), em Brasília, do evento “A Indústria na Agenda dos Presidenciáveis”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade integrou a comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e colaborou na elaboração do documento “Construindo o Brasil 2050”, que reúne propostas consideradas prioritárias para o desenvolvimento da indústria brasileira nos próximos anos.

Entre as principais reivindicações apresentadas pelo setor estão investimentos em infraestrutura logística e portuária, especialmente voltados ao Porto de Rio Grande (RS), considerado estratégico para as exportações de tabaco. A entidade também defendeu medidas para ampliar a competitividade da cadeia produtiva diante de barreiras regulatórias e comerciais impostas por mercados internacionais.

Outro tema destacado foi a necessidade de garantir segurança jurídica e previsibilidade regulatória para os investimentos industriais. O documento também propõe políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional dos municípios produtores e ações de combate ao mercado ilegal de tabaco, além do avanço na regulamentação dos dispositivos eletrônicos para fumar e de novos produtos de nicotina.

Exportações reforçam importância econômica do setor

Segundo dados apresentados pelo SindiTabaco, o Rio Grande do Sul exportou US$ 3,04 bilhões em produtos de tabaco em 2025, volume que representou aproximadamente 91% das exportações brasileiras do segmento. O resultado foi 11,2% superior ao registrado no ano anterior.

A entidade destaca que a atividade possui forte relevância econômica para os 206 municípios produtores de tabaco do estado, contribuindo para a geração de empregos, renda e arrecadação tributária. Cidades como Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires figuram entre os principais polos exportadores gaúchos.

No cenário nacional, o Brasil mantém há mais de três décadas a posição de maior exportador mundial de tabaco. Em 2025, as exportações brasileiras do setor alcançaram US$ 3,389 bilhões, o maior valor da série histórica, com crescimento de 13,85% em relação a 2024.

Prioridades apresentadas pelo setor

Entre os principais pontos defendidos pelo SindiTabaco estão a modernização dos corredores logísticos das regiões produtoras, a ampliação da capacidade operacional do Porto de Rio Grande, políticas de incentivo às exportações e abertura de novos mercados internacionais.

A entidade também defende a manutenção de um ambiente regulatório estável, o fortalecimento de programas de desenvolvimento regional, o apoio à inovação e à sustentabilidade industrial, além de ações para reduzir a participação do mercado ilegal, atualmente estimada em 32% do consumo nacional.

Para o SindiTabaco, a participação nas discussões sobre a agenda industrial brasileira é fundamental para garantir a competitividade do setor, preservar empregos e ampliar as oportunidades econômicas nas regiões produtoras de tabaco.

Comentários
Buscar no site
Leia também
Fala, agro!
Mais lidas Rio Grande do Sul