Dólar: R$ 3,5823 | Boi gordo (B3): RS 352,00 | Soja (Cascavel/PR): R$: 116,00 | Trigo (Guarapuava/PR): RS: R$116,00 | Milho (Paranaguá/PR): RS: 63,50 | Petróleo (Barril): R$: 442,05 |
Economia

Mapa investe R$ 25 milhões no agro do Rio Grande do Sul

Pacote inclui novas estações meteorológicas, veículos, drones, máquinas e modernização de instituto veterinário

Mapa investe R$ 25 milhões no agro do Rio Grande do Sul
Ministro André de Paula participou de entregas e anúncios de investimentos no agro gaúcho. Foto: Percio Campos / Mapa
Foto do autor Jair Reinaldo
Publicado em:

O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou nesta quinta-feira (7) um pacote de R$ 25 milhões em investimentos para o Rio Grande do Sul, com foco na modernização do monitoramento climático, fortalecimento da defesa agropecuária e ampliação da capacidade de diagnóstico sanitário no estado.

A agenda em Porto Alegre contou com a presença do ministro André de Paula e incluiu entregas de equipamentos, veículos, ampliação da rede meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia e assinatura de acordo para modernização do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor.

Rede meteorológica é ampliada

Uma das principais ações anunciadas envolve a expansão da rede de monitoramento climático do Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul.

O estado passa a contar com 98 estações meteorológicas automáticas, capazes de transmitir dados em tempo real durante 24 horas por dia. O investimento na estrutura chegou a R$ 12,8 milhões e praticamente dobrou a capacidade de observação meteorológica no território gaúcho.

Segundo o ministério, a medida fortalece a previsão climática, a emissão de alertas e o planejamento agrícola em um estado que vem enfrentando eventos climáticos extremos nos últimos anos.

Defesa agropecuária recebe equipamentos

Durante cerimônia realizada na Superintendência de Agricultura e Pecuária no Rio Grande do Sul, o governo também entregou equipamentos destinados à defesa sanitária animal e vegetal.

Com investimento de R$ 8,2 milhões, foram entregues 64 veículos, entre vans, caminhonetes e automóveis, além de drones, tratores, retroescavadeira e equipamentos laboratoriais e de informática.

Os recursos fazem parte de convênio firmado entre o Ministério da Agricultura e o governo gaúcho em 2024.

Na ocasião, André de Paula afirmou que os investimentos buscam fortalecer a estrutura de apoio à agropecuária e ampliar a capacidade operacional do estado diante dos desafios climáticos.

Instituto veterinário será modernizado

A programação também incluiu a assinatura de termo aditivo de R$ 4 milhões para modernização do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor.

O recurso será utilizado na reforma da estrutura física e dos laboratórios da unidade, ampliando a capacidade de pesquisa e diagnóstico sanitário animal no estado.

Além das agendas de entrega, o ministro participou de reuniões com representantes de cooperativas e entidades do setor produtivo gaúcho, que apresentaram demandas relacionadas ao seguro rural, crédito agrícola, sustentabilidade e renegociação das dívidas dos produtores afetados pelos eventos climáticos.

Durante o encontro, André de Paula afirmou que o governo trabalha na construção de um Plano Safra robusto e destacou a importância de ampliar o acesso ao crédito rural para garantir a retomada da capacidade de investimento no campo.

Comentários
Buscar no site
Leia também
Fala, agro!
Mais lidas Rio Grande do Sul