Soja

Abiove projeta aumento de 9,4% na produção de soja no Brasil em 2025

A expectativa de crescimento de 9,4% em relação à produção da temporada anterior, que foi impactada por problemas climáticos

O Brasil pode Abiovear a marca histórica de 167,7 milhões de toneladas de soja a safra de 2025. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) essa marca impulsionará tanto as exportações quanto o processamento do grão a níveis recordes.



A expectativa de crescimento de 9,4% em relação à produção da temporada anterior, que foi impactada por problemas climáticos, reflete, principalmente, uma recuperação da produtividade do campo.



A estimativa da Abiove aponta um número ligeiramente superior à previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que, na semana passada, indicou uma produção de 166,14 milhões de toneladas. Se confirmada, a previsão da Abiove superaria o recorde anterior de 160,3 milhões de toneladas, alcançado em 2023, conforme dados da própria associação.



A produtividade média projetada pela Abiove é de 3.615 kg/hectare, enquanto a Conab estima um aumento para 3.508 kg/ha.



No entanto, a Conab projeta uma área plantada maior, de 47,4 milhões de hectares, enquanto a Abiove espera que a área seja de 46,4 milhões de hectares.



"A produtividade está com números mais conservadores e pode ser revista", afirmou a Abiove.



O Brasil também deve alcançar um novo recorde nas exportações, com a expectativa de envio de 104,1 milhões de toneladas para o exterior.



Representando um aumento de 5,9% sobre as exportações projetadas para 2024, que foram revistas para 98,3 milhões de toneladas. Caso se confirme, o volume exportado em 2025 superaria o total de 2023, que foi de 101,87 milhões de toneladas.



Além disso, a Abiove prevê que o Brasil processe um total de 57 milhões de toneladas de soja em 2025, o que representaria um aumento de 4,6% em relação ao processamento projetado para 2024, estabelecendo também um novo recorde histórico nesse setor.


TAGS:
COMENTÁRIOS
Nenhum comentário até agora... Seja o primeiro a comentar!

Comente a matéria:

Publicidade