Conheça a Varda, startup de tecnologia agrícola que vai integrar dados do campo
Durante a Agrishow 2023, conversamos com Deise Dallanora, que falou sobre a Varda, nova startup de tecnologia agrÃcola da Yara.
TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO:
Olá amigos do Portal Rural News. Estamos aqui na Agrishow. Agora eu estou com a Deise DallaNora. Ela é líder da América Latina Brasil da Varda, uma nova empresa criada pela Yara. É isso Deise? Fala pra gente.
DEISE- É isso mesmo, A Varda foi criada na Suíça, é uma empresa independente mas 100% com capital Yara, ela já está operando em alguns países como França e Inglaterra, e nós estamos trazendo agora o lançamento aqui no Brasil. Não poderia ser diferente aqui na Agrishow, com o tema de sustentabilidade, conexão entre pessoas e é isso que a Varda trás.
Essa ferramenta que está sendo oferecida para o produtor rural através da Varda. Como que funciona?
DEISE- Bom, a primeira solução que nós trazemos através da Varda se chama Global Field ID, Gfield que fica mais fácil né? É um georreferenciamento de todos os talhões com um código único, um único identificador, como se fosse um CEP pra cada talhão. E através disso, nós pretendemos então promover o compartilhamento de dados de uma forma mais fácil e menos dispendiosa para todos os atores da cadeia. A partir daí, inúmeras são as soluções possíveis com o compartilhamento de dados.
E a troca de informações vai gerar muito mais rendimento e vai trazer muito mais tranquilidade e planejamento para o produtor rural.
DEISE- Sem dúvida nenhuma, tanto os temas de sustentabilidade quanto os temas de produtividade, conexão com companhias de alimentos, com bancos, seguradoras e resseguradoras. O poder público, enfim, a conexão é total. E é importante mencionar que essa é uma solução que vai estar com livre acesso para os produtores. Então o produtor não vai ter nenhum custo a usar esses identificadores. E é também importante mencionar que o identificador e os limites geográficos do talhão por si só não implicam em dados. Os dados continuam com o produtor ou com os respectivos donos desses dados e que eles podem ser trocados depois, com quem quiser, na cadeia. A gente está falando de uma solução e de infraestrutura básica para o compartilhamento futuro de dados
Muito bem. Qual é o objetivo da Yara com a criação da Varda?
DEISE- Bom, a Yara é uma empresa líder em nutrição de plantas e na sua estratégia está muito forte a questão de fazer a transição para o sistema alimentar que seja positivo, para o clima, para a natureza. Então, diversas são as empresas que a Yara está criando e independentes para poder acelerarmos esse processo globalmente. E uma das questões que a Yara percebe que são super importantes é que para mudar o sistema agro alimentar não basta uma empresa sozinha. Quer dizer, a Yara está fazendo a parte dela com uma série de soluções, como a fertilizantes verdes, a agricultura regenerativa, os créditos de carbono, mas nós precisamos integrar todos os atores da cadeia. Ou seja, a Yara entende que através da colaboração é que se muda todo um sistema.
Muito bem Deise. E aí a gente vê que o papel das grandes empresas, como a Yara, de participar com essa questão de responsabilidade social, sustentabilidade, dando o exemplo.
DEISE- Sim, sim, sem dúvida. Nós temos aí todas as questões de ESG que estão na nossa pauta, assim como de todas as empresas que se preocupam com sistemas de governança sociais de sustentabilidade. Então não poderia ser diferente estarmos preocupados em promover toda essa colaboração de todos os atores do agronegócio.
Excelente Deise! Muito obrigado pela sua participação com a gente aqui na Agrishow e conversamos aqui com a Deise DallaNora, que é líder da América Latina e Brasil da Varda. Essa nova empresa, nova marca da Yara aqui no Brasil e na América Latina.
TAGS:
Leia também
-
Óleo de soja faz commodities encerrarem novamente no negativo na CBOT
2024-11-21 19:04:00 -
Negócios do algodão mantêm ritmo mas preços recuam
2024-11-21 08:34:00 -
Café robusta renova recorde e preço do arábica é o maior desde 1998
2024-11-21 08:24:00 -
Carne suína ganha competitividade frente à bovina
2024-11-21 08:16:00 -
CEO do Carrefour afirma que gigante francesa não vai mais vender carne do Mercosul
2024-11-21 08:14:00 -
Preços do arroz são os menores em seis meses
2024-11-21 08:08:00 -
Com foco em qualidade da carne, Feicorte retorna ao cenário do agro
2024-11-19 18:18:00 -
Inteligência digital viabiliza cinco sacas a mais de soja por hectare
2024-11-19 16:12:00 -
Brasil terá mais chuva na segunda quinzena de novembro
2024-11-19 08:37:00 -
Indicador do açúcar segue renovado máximas nominais
2024-11-19 08:28:00