Armazenagem

Tromink levou soluções em silos e armazenagem para a Agrishow 2023

A Tromink esteve na Agrishow provando que através de uma simulação é possível provar a viabilidade e o retorno financeiro do investimento em silos e armazenagem de grãos.

Quer saber quanto custa investir em um silo para guardar a sua produção? A Tromink esteve na Agrishow provando que através de uma simulação é possível provar a viabilidade e o retorno financeiro do investimento em silos e armazenagem de grãos. Confira a conversa que tivemos com o Romir Brandt, diretor da empresa gaúcha.

TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO:

Olá amigos do Portal Portal News!

Aqui na Agrishow você encontra inovação, tecnologia e soluções. E qual o grande problema hoje do agronegócio brasileiro? Armazenagem? Eu estou aqui com o Romir Brandt, que ele é diretor da Tromik, uma empresa localizada em Panambi, Rio Grande do Sul, que oferece a solução em armazenagem para o produtor rural. Romir, fala um pouquinho mais sobre a Tromik.

ROMIR - Olá, bom dia! Bom dia a todos! Então, a Tromink é uma empresa que completa 31 anos. A nossa empresa vem ao longo dos anos desenvolvendo produtos para agilizar, destraumatizar e simplificar o conceito de armazenagem.

ROMIR - A nossa empresa tem um parque industrial muito grande, porque o nosso dia a dia não está relacionado somente a armazenagem de grãos.A nossa indústria é uma indústria que fornece componentes a montadoras e na mesma fábrica a gente produz silos, secadores, transportadores. A nossa engenharia está muito bem estruturada e com os melhores softwares que existem, para nós termos a condição de fazer um produto com excelência.

ROMIR - A nossa empresa está localizada em Panambi, no Rio Grande do Sul, conta com uma fábrica de 30.000 metros quadrados atualmente. E esse ano a gente está em torno de 750 colaboradores na planta fabril.

ROMIR - Possuímos hoje nove pontos de estoque muito bem localizados nas regiões agrícolas e de armazenagem do Brasil. E com isso a gente, juntando a força comercial de representação, estamos conseguindo atender todos os produtores que necessitam de um apoio técnico, uma ideia a ser trocada para ver qual é o melhor investimento.

ROMIR - Mas a Tromink é uma empresa que sempre foi inovadora. Estamos conseguindo ao longo dos anos trazer todo ano uma inovação, uma novidade, um produto, um conceito, alguma coisa que facilite a armazenagem. Esse é o nosso conceito.

E os produtos da Tromink hoje, especialmente nessa época difícil, as commodities estão aí, em baixa e temos um mercado complicado para o produtor rural. A armazenagem e as soluções que atualmente fornece traz uma solução perfeita nesse momento de crise.

ROMIR - Então a gente, a exemplo de alguns equipamentos, tenta diminuir o custo de implantação de um projeto. Nesse momento onde que realmente estamos vivendo um momento diferente, para não dizer com outras palavras, nós precisamos trabalhar em custos. A nossa empresa, como sistemista de montadoras, sempre pensou em redução de custos. Aumenta qualidade, diminui custos? Sim, investimentos pesados na planta industrial, mas o conceito Tromink de armazenagem é fazer que o desembolso do nosso cliente seja, no final do projeto, menor.

ROMIR - E a gente tem conseguido isso através de exemplos de projetos já implantados. Então, sim, é uma verdade o mundo está numa evolução ou numa involução, depende do ponto de vista, não é? Mas a evolução, ela está acontecendo. O que está hoje no nosso momento é fazer pensar que nós precisamos trabalhar custos sem reduzir projeto ou denegrir a qualidade. Com a nossa planta fabril, a gente tem conseguido fazer isso.

ROMIR - Então, realmente trabalhar com qualidade não é totalmente verdadeiro que o custo vai ser alto, não. O processo é o que manda nisso. E nós temos essa condição. Usamos a mesma fábrica que fizemos produtos para as montadoras, usamos a mesma fábrica para armazenagem. Esse conceito é único nos fabricantes de silos. Somos a única empresa que é sistemista e que é fornecedora de silos, secadores e transportadores. Por isso o nosso produto tem um valor percebido de compra muito alto.

E a Tromink não atende somente o produtor rural. Você comentou que hoje existem multinacionais que são atendidas pela Tromink diretamente, não é?

ROMIR - Então a gente tem sim exportações no mercado de armazenagem para toda a espano-américa, mas na linha de sistemista a gente manda peças para Itália, EUA, Alemanha... Atendemos uma planta na Argentina.. Então, assim, o mundo está cada vez menor... E como a gente já está nesse meio, pra mim não é nenhum problema, ao exemplo de termos montado em 2022 duas obras em Roraima, duas obras grandes. A logística para Roraima às vezes é pior do que mandar peças para a Europa. Então esse trauma de instalação de um projeto de armazenagem em local de difícil acesso para a Tromink isso é destraumatizado há muitos anos.

Muito bem Romir. E o produtor rural muitas vezes na hora de pensar armazenar em armazenamento, ele vem aquela questão dos custos, não é? Há muitos anos, há poucos anos na verdade, se tornava inviável para alguns produtores e hoje a realidade é diferente não e?

ROMIR - Totalmente. A gente tem na cadeia da armazenagem um potencial de geração de resultados. Não é somente guardar o grão, é tornar o grão um produto melhor, mais limpo, com valor agregado, então. E o subproduto da armazenagem, transformar isso também numa matéria prima, ou para o gado ou para um outro segmento que torra e vai para ração pet, que hoje tem um valor agregado muito alto.

ROMIR - Então, a gente precisa pensar também no momento logístico da safra, que é o mais caro. São “N” fatores e a gente consegue junto com o cliente, fazer essa conta. Mostrar pra ele que a taxa de retorno do investimento ela ainda é muito favorável. N armazenagem e isso é muito fácil de explicitar.

É como que o produtor rural faz se ele deseja começar a investir em armazenagem, Romir?

ROMIR - Nós podemos fazer. Vamos pensar num projeto de implantação pequeno. Nós temos hoje produtos modulares, então podemos começar com um projeto que a longo prazo se torna grande, mas começar com ele pequeno. A engenharia da Tromink, aproveitando a fábrica que ela tem, ela consegue trabalhar com modularização e a gente ferramenta todos os processos. Então, é começar com equipamento pequeno e dizer que ele pode ser ampliado hoje é uma verdade dentro do nosso produto.

Muito bem. Então você, produtor rural, que está aí sofrendo com essa questão de preços e commodities e sendo obrigado a vender numa realidade que não é adequada pra você, pense nisso. O armazenamento pode ser a solução da tua rentabilidade e nesse momento, a Tromink oferece para você soluções ideais para você trazer essa rentabilidade e você tem muito mais tranquilidade na hora de produzir.

Eu sou Jair, Reinaldo, estou aqui na Agrishow 2023 levando para você, produtor rural, soluções e tecnologia.


TAGS:
COMENTÁRIOS
Nenhum comentário até agora... Seja o primeiro a comentar!

Comente a matéria:

Publicidade