Geral

Brasil registra seu primeiro caso de gripe aviária no Estado do Espírito Santo

Foi divulgado nesta segunda-feira, dia 15/05, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a detecção do vírus da influenza aviária H5N1 no Brasil.

Foi divulgado nesta segunda-feira, dia 15/05, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a detecção do vírus da influenza aviária H5N1 no Brasil. O caso foi registrado em duas aves silvestres no litoral do Espírito Santo.

Após notificação recebida pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica do estado na quarta-feira (10), o Serviço Veterinário Oficial (SVO) iniciou a investigação que culminou na descoberta, confirmada pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), após receber as amostras biológicas colhidas pelo SVO. Trata-se de um caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicida (IAAP) de subtipo H5N1.

O ministro Carlos Fávaro declarou estado de alerta de emergência para aumentar a mobilização do setor privado e de todo o serviço veterinário oficial para incrementar a preparação nacional.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) informouo que, a depender da evolução das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas sanitárias poderão ser adotadas para evitar a disseminação de IAAP e proteger a avicultura nacional.

“Cabe destacar que a notificação da infecção pelo vírus da IAAP em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP e os demais países membros da OMSA não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros”, destaca nota do ministério.

O QUE É A GRIPE AVIÁRIA

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Atualmente o mundo vivencia a maior pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais.

O MAPA garante que as principais medidas de prevenção serão intensificadas no sentido de conscientizar e sensibilizar a população em geral e os criadores de aves, em particular, com destaque para a imediata notificação de casos suspeitos da doença e o reforço das medidas de biosseguridade na produção avícola, incluindo orientações aos diferentes segmentos da sociedade, tanto no meio rural quanto urbano

O Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa já notificou a OMSA a respeito da detecção.


TAGS:
#
COMENTÁRIOS
Nenhum comentário até agora... Seja o primeiro a comentar!

Comente a matéria:

Publicidade